TROCADORES DE CALOR

TIPO TERMOSSIFÕES

A tecnologia

Trocadores de calor assistidos por termossifões são aplicáveis em quaisquer operações de médio ou grande porte onde se deseja aproveitar calor de uma corrente quente gasosas, onde normalmente iria ser liberado para a atmosfera sem recuperação de energia, ou onde se deseja esquentar um fluido a partir de gases de combustão. Portanto, a tecnologia apresenta-se como um produto substitudo de trocadores de calor convencionais ou como um dispositivo extra a ser instalado em ciclos térmicos industriais, promovendo recuperação de calor e maior eficiência energética. Apesár de serem ainda pouco explorados no Brasil, os trocadores de calor assistidos por termossifões para aplicações gás-gás são comuns em outros países, principalmente na Europa e China, demonstrando ser uma tecnologia com alto grau de maturidade e confiável. 

Com o know-how do Laboratório de Tubos de Calor (LABTUCAL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no desenvolvimento desses equipamento, principalmente para PETROBRAS, a Q Prime Engenharia fornece trocadores de calor assistidos por termossifões com garantia de alta eficiência, fácil manutenção e preço acessível. 

Os tubos de calor (ou termossifões bifásicos) consistem em tubos metálicos ocos, evacuados e posteriormente preenchidos parcialmente com um fluido de trabalho. Na região do evaporador (fora da câmara de secagem), calor é fornecido ao tubo e o fluido é vaporizado. O calor fornecido vem de gases de combustão, desde lenha ou outra biomassa até gases de derivados de petróleo. O vapor gerado se desloca até o condensador, localizado no interior da câmara de secagem, onde o calor latente transferido possibilita a secagem. Aqui o vapor se condensa e volta ao evaporador, fechando o ciclo. O fluido de trabalho a ser utilzado depende de cada aplicação, sendo a água o mais comum. 

O trocador de calor assistido por termossifões consiste de um feixe de tubos termossifões posicionados em corrente cruzada com gases de combustão na sua parte inferior (evaporador), e uma corrente fria (condensador) em sua parte superior. A montagem é feita em uma carcaça no formato retangular, onde os tubos são divididos em módulos que podem ser removidos individualmente para manutenção.

Benefícios

Sistema de geração de vapor individualizado, mais simples que sistema de caldeiras

Custo acessível dos equipamentos

Equipamentos projetados de acordo com a demana do cliente (customizados)

Em caso de aquecimento de ar para câmaras de secagem de grão (ou outros produtos alimentícios) extingui risco de incêndios

Fácil manutenção (somente limpeza externa dos tubos termossifões)

Maior eficiência térmica e mais compactos que trocadores de calor convencionais

Possibilidade de operar em elevadas temperaturas

Aplicações

Algumas das aplicações mais comuns são:

Pré-aquecimento de queimadores de turbinas a gás

Pré-aquecimento de fornos e caldeiras em usinas termelétricas, refinarias de petróleo, entre outras industrias

Secagem de tecidos em sistema de aquecimento de ramas

Secagem e desidratação de produtos alimentícios, como milho, soja, café, arroz, temperos, entre outros. 

© Q Prime Engenharia. Todos os direitos reservados

A EMPRESA

A Q Prime Engenharia é uma empresa detentora de uma nova tecnologia de ponta para  processos de secagem industrial. Os exclusivos secadores assistidos por tubos de calor, resultado de extensas pesquisas, são capazes de promover a secagem de produtos alimentícios de forma limpa, com baixo consumo de combustível e elevada uniformidade.

CONTATO

Endereço: Parque Tecnológico Alfa - Rodovia SC 401 km 01, João Paulo - Florianópolis - SC - CEP 88030-000 

 

(48) 4141-0276

(48) 98503 3968

(48) 98403 2418 (Vendas) 

Email: contato@qprimeengenharia.com.br